quarta-feira, 14 de novembro de 2012

397 anos, Cabo Frio.


Poucas cidades unem tantas coisas boas quanto Cabo Frio.
Hoje,13 de novembro, a 7º cidade mais antiga do País completa 397 anos. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, Cabo Frio não é apenas um local turístico. Por isso, vou esclarecer aqui alguns pontos relevantes desta cidade para a história do Brasil.

Muitos antes disso, há uns 6.000 anos, nômades aportaram aqui no litoral e se estabeleceram, formando as tribos indígenas que existiam na região quando os portugueses chegaram.

Com a descoberta do Brasil, muitos navegadores vinham em expedições desbravar o território. Cabo Frio surgiu pela necessidade de proteger o Brasil da invasão de franceses. Por isso, foi a primeira feitoria do país e umas das poucas cidades que hoje possui um Auto de Fundação (documento tipo certidão de criação). Pertencia à capitania de São Vicente/SP e seu território se estendia do Arraial do Cabo até Campos.

Rica em Pau-Brasil e outras madeiras de lei, Cabo Frio era extremamente explorada e importante. Por isso, foi criado o Forte São Matheus para defesa do local. Esta, juntamente com a casa erguida no Morro da Guia, serviam também para alertar a então Capital, Rio de Janeiro, sobre as chegadas das embarcações.
Cabo Frio era a cidade braço direito do Rio, e vivia para a exploração indígena, marítima e natural que a Coroa Portuguesa almejava.

Com a elevação de São Vicente à vila, Cabo Frio se tornou uma Capitania que anexou a Capitania de Sao Tomé, se tornando assim um enorme território. Os primeiros Colonos se estabeleceram aqui, muitos engenheiros e artistas vinham da Europa para residir em Cabo Frio. O local foi desenvolvendo, os franceses até conseguiram invandir e erguer um forte, mas logo foram derrotados. Os índios eram catequisados e praticavam a pesca para o comércio, pois em 1653 uma lei foi sancionada para escraviza-los.
Após isto, a indústria de Sal de Portugal entrou em crise, por isso, deu-se início à valorização do sal comercializado na nossa Lagoa de Araruama, impulsionando a economia local.

Nesta época, muitos animais eram capturados e levados para a Europa. Cabo Frio possuía uma enorme diversidade de fauna e flora. Isso causou muito interesse dos Holandeses que também sempre tentaram invadir o Brasil. Assim, as primeiras experiências e publicações científicas sobre o Pau-Brasil foram realizadas por estes holandeses que estiveram aqui em visita.

Nesse meio tempo, muitos negros de Moçambique aportaram aqui para serem usados como mão de obra. Foram então explorados antes e durante o período da escravidão.
Assim a região foi sendo cada vez mais habitada, e tendo sua economia aquecida.
Apesar disso, territórios foram sendo perdidos, como por exemplo, a cidade de Campos dos Goytacazes foi a primeira a se emancipar. Muitos negros foram para lá para trabalhar no plantio da Cana-de-açucar.

Com o andar natural da história, os municípios foram sendo criados e a nação foi se organizando. Cabo Frio então se tornou um município menor, porém, não menos importante. Continuou ativa na indústria da pesca e na exploração incessante de madeira.

Óbviamente, por sua beleza, acabou se tornando um ponto de referência no que tange turismo; e hoje recebemos visitas de milhões de turistas anualmente.
Possuímos 10 praias, localizadas no mar e na lagoa, e 6 ilhas. Possui uma das areias mais brancas do litoral, o mar tem aspecto límpido e transparente.
Já foi considerada a cidade mais limpa do Brasil e é indicada por médicos para pessoas que fazem tratamentos pulmonares. Seu índice de violência ainda é considerado baixo se comparado à outros locais, e está bem próximo da Capital e de cidades industrias como Macaé.
Temos um forte comércio e um potencial muito grande para alçarmos vôos mais altos.

Claro que ainda precisamos desenvolver muito no aspecto "emprego", "mercado de trabalho" e "educação", porém não podemos esquecer do valor histórico do nosso município. Fomos considerados o berço da civilização brasileira, possuímos diversos sambaquis e somos ricos arqueológicamente falando.
Recomendo a leitura do livro: Catálogo Histórico de Cabo Frio, escrito por Lindberg Albuquerque Brito; para que abramos nossas mentes para o fundamento da cidade.

Feliz aniversário, CABO FRIO!

2 comentários:

  1. Muito bom, gostei muito desse referencial histórico que começa a uns 6 mil anos atrás, e não com a vinda dos portugueses. Parabéns Cabo Frio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, esse referencial explica nossos sambaquis. Aliás, a praça Porto Rocha foi criada por esse nômades que fazim rituais de libertação espiritual...
      Aliás, esse nômades vieram parar aqui por acaso, assim como os portugueses também vieram parar aqui querendo ir para a Índia. Somos frutos desses erros, rs. Salve a corrente marímitima da Antártida que trouxe todo mundo pra cá!

      Excluir