Estou lendo um livro chamado Uma vida com propósitos do autor Rick Warren. Pra quem não conhece, este livro é repartido em dias ao invés de capítulos. Eu estou no 29º dia.
Este dia teve muito a ver com uma semana muito especial que eu passei em São Paulo, do dia 23 ao dia 31 de julho, chamado Projeto Missionário Alcance Surdos. Pela primeira vez eu reservei um tempo para fazer missões. Mas o que verdadeiramente seria missões?
De acordo com Rick Warren, todo Cristão é missionário, porque todos fomos chamados para servir ao próximo e acrescentar algo à vida. Ministério e serviço tem o mesmo significado.Missões, como o próprio nome diz, alude a cumprir um propósito, neste caso, um propósito divino de levar amor por meio de ações voluntárias, filantrópicas e altruístas.
Cada ser humano tem dons ou habilidades, eu particularmente me julgo bem versátil, mas nessa oportunidade usei uma habilidade chamada LIBRAS, por meio da qual eu posso me comunicar com pessoas surdas. Você já parou pra pensar como é não ouvir; ver todos batendo papo, rindo, cantando e você ficar de fora? Já andou pela rua com o ouvido tampado? Sua atenção se redobra, seu reflexo aumenta e sua necessidade de "explicações" também aumentam.
Como eu acredito que nada é por acaso, desde criança eu gosto de LIBRAS, e lá em Santos, meu chamado se aprofundou.
Quando nos debatemos com os problemas alheios, percebemos que o mundo não gira em torno de nós e que nós não somos os únicos que passam por dificuldades. Vivenciei diversas situações como mães que dopam seus filhos surdos porque não têm paciência de educá-los, mas por outro lado, conheci surdos que superaram as adversidades e hoje são formados, fazem pós-graduações e trabalham em bons empregos (melhor até do que muito ouvinte).
Especialmente na quinta-feira, nós fomos na associação santista de surdos. Lá havia muitas crianças, e como amo crianças, fiquei extasiada em ter aquele tempinho com elas; crianças surdas e felizes. Num dado instante daquela visita, enquanto fazíamos as dinâmicas, reparei num rapaz surdo de 17 anos, que também possuía uma deficiência nas pernas e não andava. Ao vê-lo sozinho, sentado, com carinha de que gostaria de estar brincado também, eu senti uma enorme vontade de chorar, mas segurei e fui ficar com ele.
Conversamos bastante, ele me contou da vida dele, e de como ele sonha em ter irmãos porque ele (assim como eu) é filho único, não tem muito amigos e quase não sai de casa. Umas das atividades preferida dele é costurar a mão.
Então, conversa vai, conversa vem; o restante do grupo foi chegando, chegando e quando dei por mim, todos missionários já estavam a volta dele o fazendo rir, falando do amor de Deus pra ele e pra honra e glória do Senhor ele disse que aceitava Jesus como seu salvador! Fiquei muito feliz, dei um abração nele e continuamos a bater papo.
Outra criança muito fofa que conheci lá, foi o Igor de 8 anos. Simplesmente encantador, se pudesse o trazia comigo para Cabo Frio. Esperto, carismático, carinhoso e fazendo LIBRAS com aquelas mãozinhas fofas. Me apaixonei.
Uma menina também que me chamou muito a atenção foi a Rafaela de 20 anos. Uma história incrível, analfabeta, criada pela prima, e com toda a garra para recuperar o tempo perdido e aprender português e libras.
Enfim, se eu for contar todas as histórias precisaria de uns 10 posts, mas o que quero dizer é que as vezes a gente se enfia no nosso mundo particular e esquece que fora dele tem muita gente precisando de apoio, de Jesus. As pessoas pensam muito em si próprias, em como crescer, na carreira, no casamento e esquece de acrescentar algo à vida. Aprendem, aprendem e aprendem mas em que está sendo útil seu aprendizado, sua habilidades e sua inteligência?
Jesus disse para amarmos ao próximo como a nós mesmos e a bíblia também fala que a colheita é grande mas falta ceifeiros.
Rick Warren diz: “impressão sem expressão causa depressão”.
É isso que vemos hoje, pessoas deprimidas, apáticas porque não expressão o que lhe são dadas. Deus não te fez assim por acaso. Ele não te fez gostar e ter facilidade com tal coisa a toa. Tudo tem um porque e um propósito. Descubra qual o seu propósito. Lembre-se de que Deus cobrará de você a vida dos que tiverem oportunidade de “ouvir” da sua boca (ou da sua mão) o amor de Jesus mas você se omitiu. Teve a oportunidade de fazer a diferença, mas optou por ser igual.
Sal da terra e luz do mundo, sabe o que é isso?
Quem poderá iluminar a escuridão sendo todas pertencentes às trevas?
Quem amará se o coração não se esvaziar do ódio e do egoísmo?
Isso é servir, servir é amar, é por em prática cada linda palavra que sai da sua boca. A sociedade é uma forma de ministério, é um conjunto de pessoas cada qual com seu dever e seu direito. Uns só pensam nos seus direitos e esquecem dos seus deveres, assim as coisas desandam, pessoas se matam e etc.
A vida não é individualista, Deus fez Eva para Adão não ficar só. Temos dois ombros para dar mais apoio, duas mãos para ajudarmos mais, dois ouvidos para escutarmos mais, duas pernas para andarmos mais e uma só boca pra julgarmos menos. E da mesma forma, temos apenas uma alma e uma vida. Pra onde sua alma vai depois dessa vida? E as almas dos outros?
Pense nisso, faço o serviço um ministério em sua vida.
Que bacana Rebeca! Vc é uma benção!
ResponderExcluirParabéns! Continue com esse belo trabalho que vc faz aqui,
"Portanto a todos nós fomos dado o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO que é o anúncio da boa nova".
2Co 5:18-20
Você tem um Ministério! Fale das maravilhas do Reino.
Estarei te seguindo!
Espero sua honrosa visita no meu humilde espaço virtual, e se for de sua vontade ser também parceira.
http://planosdivinos.blogspot.com
Lá questionamos os nossos planos que nem sempre são os planos de DEUS.
Paz! DEUS te Abençoe Ricamente.