segunda-feira, 15 de junho de 2015

LIBRAS - Língua ou Linguagem?

A Língua Brasileira de Sinais, como o próprio nome sugere, é uma língua e não uma linguagem, como muita gente pensa.

A LIBRAS é reconhecida no Brasil, através da lei 10.436 de 24/04/2002 em seu primeiro artigo, como forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Sergundo Margarida Maria Taddoni Petter, professora de Linguística da Universidade de São Paulo (Revista Nova Escola, ed. 252 de 05/2012), a linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Desta maneira, a LIBRAS possui sua gramática completa contendo: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, etc.
Segundo Cunha e Cintra (2008, p. 41), nas línguas orais, como o Português, “a disciplina que estuda minuciosamente os sons da fala, as múltiplas realizações dos fonemas, chama-se fonética. A parte da gramática que estuda o comportamento dos fonemas numa língua denomina-se FONOLOGIA."
Já nas Línguas de Sinais, a Fonética e a Fonologia estudam as unidades mínimas que forma os sinais e que isoladamente não apresentam nenhum significado (QUADROS & KARNOPP, 2004).
Assim, a fonologia da LIBRAS contem aspectos fundamentas que norteiam a execução de um sinal, a saber: configuração da mão, movimentação, localização da mão, orientação da mão e expressão.
E todos os outros níveis linguísticos possuem complexa estrutura e, claro, a LIBRAS possui diversos itens lexicais que formam o seu "vocabulário".

Uma linguagem de sinais é na verdade compreendida como mímica, gestos organizados porém não tão bem estruturados linguisticamente. A linguagem não-verbal pode ser: placas de trânsito, linguagem corporal (expressões, coreografias), figuras etc.
Uma linguagem não possui todos os níveis línguisticos básicos para serem reconhecidas como uma língua oficial, por isso a LIBRAS não é uma linguagem, afinal, ela possui todos os níveis linguísticos requisitados.

FIQUEM LIGADOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário