Não sei porque muita gente acha que Libras tem alguma coisa a ver com mímica. Não, não tem.
Existe uma ferramenta na Libras conhecida como CLASSIFICADORES que são conjuntos de elementos visuais, entre os quais se podem encontram e definir relações para a visualização da imagem mental.
Ao se comunicar com um surdo, aqueles que pouco sabem Libras fazem gestos aleatórios e até mesmo dizem que o intérprete está fazendo mímica para o surdo. Opa! Não é assim. Se em algum momento o intérprete fez algum sinal desconhecido, muito provavelmente ele estava classificando aquela parte da conversa com o objetivo de "montar" e estruturar iconicamente o que deseja ser passado para o surdo. Os sinais icônicos são aqueles que representam um aspecto físico do objeto a ser passado. Até mesmo algumas palavras como verbos são adaptadas ao que se referem, por exemplo: o sinal de andar, embora no português haja apenas uma palavra para se referir ao andar de uma pessoa, de um gato ou de uma cobra, na Libras esse sinal sobre modificações para se adaptar ao objeto. Um cachorro ou um gato não anda apoiado em dois membros como uma pessoa, por isso, será representado de uma forma diferente; uma cobra não possui pernas nem patas, rasteja, por isso, o sinal de andar para um cobra também será adaptado à forma dela se locomover.
Tudo isso pode fazer com que pensem que os sinais icônicos são resquícios de mímica, mas não são. O sistema de classificação pode ser assemelhar no português, ao que seriam as classes gramaticais.
FIQUE LIGADO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário