quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vida de estudante

Terça foi dia de sessão na câmara municipal de Cabo Frio. Tudo que acontece na câmara, eles postam no twitter. Foi aí que eu tive a idéia de pedi-los pra levar a plenário o aumento do valor da bolsa transporte.
São 6 anos que a prefeitura dá aos pobres estudantes 150 reais para colaborar na passagem de quem estuda fora da cidade. Só que há 6 anos a passagem ( no meu caso) Cabo Frio - Macaé era 8 reais, então eu gastava no total 320 reais, mas hj a passagem é 12, então agora eu gasto 480 reais.
Antes, 150 era quase a metade do valor gasto em passagens, mas agora não cobre nem 1/3 ...
Prefeituras como a de Araruama dão o ônibus, que todos os dias levam e buscam os estudantes para várias cidades. Em Petrópolis, a prefeitura, além de disponibilizar ônibus, dá 250 reais a quem não consegue pegar o busão 0800.
Mas em Cabo Frio... é pago 150 reais, com atrasos ( ano passado ficaram 3 meses sem pagar). Quando nós reivindicamos qualquer coisa relacionada a isto na secretaria de ciência e tecnologia, os funcionários nos tratam como se a prefeitura estivesse nos fazendo um favor.. Que isso???
Favor faço eu, de me esforçar, de estudar para ser uma cidadã melhor, culta, inteligente, educada.
Pois são pessoas deste tipo que o Brasil está precisando, pessoas que se dispõem a estudar longe de casa e da família, que vão buscar um lugar ao sol, que levam o nome na cidade estampado na testa por onde quer que ande.
Quando eu estudava em Campos, eu era conhecida pela minha cidade. É fundamental para uma cidade ter boa fama em relação a seus moradores, atrai turismo e faz crescer a economia da cidade, pois quanto mais educados forem seus moradores, mais limpa e organizada se torna a cidade.
Assim como em Curitiba, a cidade é conhecida mundialmente por ter moradores educados, pelas suas ruas limpinhas e pela sua organização. É uma das cidades mais desenvolvidas do país.
Quanto mais uma pessoa estuda, maiores são as chances dela se elevar a patamar financeiro alto, e se elevando o status profissional, se eleva o poder aquisitivo, que vai gerar lucro na região onde mora.
Fala-se muito de turistas, mas quem realmente mantém a cidade são seus cidadãos, que no dia-a-dia, vão mercado, pegam ônibus, abastecem o carro, vão à praia, ao cinema e vai gastando.. e sem falar no tal IPTU, taxa de iluminação pública ( aqui são 15 reais, um absurdo)e por aí vai..
Então, queridos funcionários da prefeitura de Cabo frio, agradeçam-me por me esforçar em tentar ser uma cidadã melhor, por ser uma pessoa que só quer crescer intelectualmente e que nunca vai abandonar suas raízes e que no futuro, vai fazer com que a prefeitura também lucre com meus lucros, frutos da minha formação.
Em países de 1º mundo, um estudante é visto como o futuro da nação, não lhes falta escolas e universidades, receberem incentivos para se formarem, mas infelizmente, aqui, como uma funcionária me falou : "Não é de responsabilidade da prefeitura, o nível superior.O nosso compromisso é com o fundamental" . Mas nem com o fundamental o trabalho é bem feito. Tem uma escola pública na frente da minha casa, e só eu sei o que eu já escutei os professores falarem para as crianças.. isso a prefeitura não vê e nem sabe. Cadê o tal compromisso?
Essa mesma funcionária me disse também algo muito irritante, quando eu reclamei sobre a falta de uma faculdade renomada na região (agora já temos o IFF): " Mas nós temos a Estácio" . Isso doeu tanto no meu ouvido, eu não sabia se ria ou se chorava. Nada contra com quem estuda lá, mas eu estava me referindo a instituições do nível de USP, UFRJ, etc; e ela me vem com Estácio??? Tá de brincadeira neh?!
Mas, como a minha paciência tem limite, cansei de discutir com aquela pessoa tão bitolada e digna de misericórdia.
Mas, voltando a história do twitter... me responderam dizendo que o vereador Silvan iria incluir este tema na pauta para discussões..agora é só aguardar..veremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário