Partindo do princípio do estudo de causa e efeito da filosofia, chegamos sempre à uma conclusão de que algo maior, superior e inatingível exista. Você pode perder horas pensando como é que tudo surge e da onde tudo vem. E você pode pensar por horas, dias e semanas e vai sempre chegar em lugar nenhum, sentir uma sensação de vazio e de que nada e tudo dão no mesmo; a não ser que você introduza nisto um ser principal que dê sentindo a existência.
A maior curiosidade da humanidade é acerca da existência humana, daí explicam-se termos tantas religiões e ceitas distintas. No fundo, todos queremos buscar um sentido para vida. Uns crêem no big bang, outros em E.T.'s, em reencarnação e etc.
Mas, na realidade, todos sabemos, no fundo de nós mesmos, que há um Deus.
Saindo da filosofia e caindo na Teologia, aprendemos que Deus fez o mundo e o universo, daí chegamos à conclusão de que Deus é bom. Mas, por que Deus é bom?
Analise tudo que está a sua volta. A perfeita sincronia de tudo que se vê, ouve, sente e tudo que se toca.
Das menores dimensões, das forças de atração entre partículas que mantém átomos em perfeito estado de equilíbrio até a Lei da gravitação que "segura" todos os enormes astros de todos os sistemas do universo. Você acha q isso pode ser fruto do acaso?
Pense em você. Você é um universo ambulante, complexo, interligado e funcionando em perfeito equilíbrio consigo mesmo, emoções, sensações, ligações nervosas, órgãos, inteligência e etc.
Esse ser, chamado Deus, fez tudo de modo perfeito, belo e funcional, com o único objetivo de compartilhar a existência, mas respeitando-se a Sua soberania.
Tudo tem dois lados, duas versões e seus opostos. Há o positivo e o negativo, o verdadeiro e o falso, o bonito e feio, o vivo e morto, o fracassado e o bem-sucedido e etc.. Assim também temos o bem e o mal. Você acha que se Deus fosse mal, Ele lhe faria à Sua imagem e semelhança? Creio que não. Talvez fizesse escravos burros e banais para estar a disposição do reino. Porém, Deus fez todas as coisas boas. (“E viu Deus que era bom” Gênesis 1), todas as coisas belas, atraentes, inspirativas, funcionais e apropriadas.
Sendo Deus bom, por que sofremos?
Pelo fato de ser bom, Deus nos deu opções, porém deixou de sobreaviso que não se cometesse o mal e o pecado, porém desde o primeiro homem o pecado já foi introduzido pela desobediência de Eva.
Desta palavra, desobediência, que flui o sofrimento. O simples fato de desobedecer a Deus gerou uma maldição de dores e sacrifícios que se estende até hoje. Nós sofremos porque arcamos com a desobediência do homem para com Deus.
Deus instituiu tudo certo, mas o homem opta, sempre, pelo errado. Como um abismo gera outro abismo, em nossas vidas são refletidas todas as conseqüências da desobediência.
Se seus pais não têm um casamento adequado, uma família estruturada; você também vai arcar com isto, você pode vir a sofrer pela ausência de pai ou mãe, pela falta de carinho e/ou educação. Isto pode te fazer um adulto armagurado, traumatizado e fracassado. Mas você pode superar, resistir e vencer, porém sempre haverá uma marquinha no seu coração. Porque o homem tem a péssima idéia de achar que se basta e que não precisa consultar a Deus antes de tomar decisões. Por isso sofrem, fingem não ouvir o que Deus está propondo e enveredam caminhos desastrosos, e quando, enfim, tudo dá errado, colocam a culpa em Quem nada tem haver com isso: Deus.
Daí surge diversas teorias em relação à vida, como por exemplo, a pré-destinação.
Imagine você, ter um filho sobre o qual você faz planos e projeta metas. Como você vai projeta-lás para o seu filho? Você vai imaginar que um dia seu filho seja pobre, desempregado, falido ou mau-caráter? Ou você vai projetar uma vida próspera, saudável e feliz para ele?
Não sou mãe, mas mesmo assim posso afirmar que você escolheu a segunda opção, certo?
Assim é Deus. Ele é pai, e como tal projeta um ótimo futuro para cada um de nós, porém, assim como você não pode obrigar seu filho a escolher as melhores opções, Deus também não pode nos forçar a seguir a vontade Dele. Ele as coloca em disposição e você dispõe ou não.
Quando eu opto em não dispor da vontade de Deus, eu tenho que estar ciente que tudo que acontecer será fruto da minha própria escolha, e daqueles que me cercam. Uma má escolha do meu pai pode gerar um distúrbio familiar que me afetará até o determinado momento que eu decida seguir a vontade de Deus.
Deus, sendo bom, não pré-destina a ninguém um mau futuro. Deus lhe deu inteligência para viver uma boa vida, mas se você preferir entrar pela porta errada e não dar espaço para Deus, você vai seguir por uma vida que talvez não tenha um bom final, mas Deus te avisou, e se dispôs, mas você não O quis; paciência.
Concluindo, Deus tem o melhor para você, quer te dar paz e segurança. Quer te limpar e restituir o que um dia lhe faltou (amor, tranqüilidade e etc..)
Deus quer te tirar do julgo do pecado, te fazer puro e íntegro, renovar suas esperanças e assegurar que tudo estará sob controle e que tudo, no fim, dará certo. Porque Deus é o Deus do ouro e da prata, tudo é Dele e pra Ele. Ele preparou um novo lar para você, uma nova Jerusalém. Onde, os propósitos que o Senhor um tinha colocado sobre a terra, será renovada e lá sim, uma vida de plenitude alcançaremos, a tristeza abstrar-se-á e tudo será novo de novo.
Deus existe, Deus é bom, Deus ama você, Deus te chama, mas você quer ou não quer?
Abra seu coração, experimente, tente, sinta e verás que nenhum sentido para a vida acharemos sem antes acharmos a dono da vida: Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário