quinta-feira, 10 de março de 2011
Conhecimento ou imaginação?
Uma mente célebre, uma vez, falou que em momentos de crise, imaginação é mais importante que conhecimento. Será?
Para os que crêem na bíblia, vamos analisar pelo ponto de vista Cristão.
Em provérbios 3:13 diz que: "bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento."
Partindo disto, fui entender melhor o que Eisten quis dizer com sua famosa frase.
Não é tão simples assim, entender o que uma pessoa como Eisten quis dizer com isso, e além disto, todos sabemos que ele era ateu, ao ponto de chamar a bíblia de honoráveis contos infantis.
Isso, não desfaz seu mérito como cientista, porque tamanha inteligência e produtividade devem ser sim honradas.
Mas toda lógica tem premissas, e se relembrarmos todos os feitos históricos da humanidade até os dias de hoje, temos que concordar que muito provém da imaginação.
Hitler se imaginava superior, ele aliou imaginação, conhecimento de causa e poder persuasão para simplesmente assassinar milhões de pessoas.
" Na imaginação delirante de Hitler, a miscigenação racial propositada tornara-se uma das características básicas da Unkultur judaico-cristã-bolchevique,a qual o nacional-socialismo estava determinado a destruir."
Essa era a premissa que o Hitler utilizou para justificar sua lógica cruel e desumana. Claro que sabemos que isso não pode ser chamado de lógica e sim de falácia, pois nada justifica o feito.
Mas, temos que admitir que a imaginação, neste caso, foi um fator preponderante, que se elevou a um falso conhecimento, poder e domínio.
Isaac Newton também usou a imaginação para criar o conceito da gravitação universal. "Ele supôs ainda que a mesma força seria responsável pelo movimento orbital de outros corpos, criando assim o conceito de "gravitação universal". E esta suposição estava correta e proveio de uma imaginação, idéia, pensamento que desaguou em um conhecimento científico.E tudo a partir da queda de uma maçã.
Por causa de vários exemplos, pode-se afirmar que com imaginação se vai longe, porém até determinado limite que a alçada passa ser do conhecimento.
O conhecimento traz sabedoria, conhecer alguém, seus hábitos e limites, não tem ligação com imaginação. Eu não posso imaginar quem você é, posso até tentar deduzir, mas mesmo assim, posso está redondamente enganada.
Então, em certos momentos, não me basta imaginar, tenho que conhecer, pois: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
Se você pegar a bíblia e analisar quantas vezes as palavras relacionadas a conhecer aparecem, notarás que é bem maior do que a palavra imaginação.
Então, chegar a uma conclusão, sobre o que é mais importante, não é simples.
Mas mesmo assim, eu vou concordar que a imaginação, pode sim ser superior. Porque quando imaginamos, vontades de descobrir a verdade brotam e tentamos buscar o conhecimento, a partir daí temos que conhecer a fundo o que baseia nossas vidas, e no meu caso, essa base chama-se bíblia.
Antes de tomar qualquer tipo de decisão, eu primeiro me imagino vivendo aquilo, depois pergunto pra Deus e depois tomo uma decisão.
Creio que Deus, antes de criar o mundo, fez planos e para fazer planos
precisamos imaginar. Então, acho que Deu nos imaginou antes de nos formar.
Antes de eu nascer, meus pais imaginaram como seria minha educação, buscaram se aperfeiçoar e cá estou eu.
Mas, em muitas vezes, temos que recorrer a conhecimentos previamente adquiridos para ter imaginação. Antes de imaginar o cálculo estrutural de uma casa, antes eu recorro a meu conhecimento de construção civil, imagino o layaute e aproveitamento de espaço e construo.
Claro que posso sim imaginar esta casa, mas isto não significa que a obra será possível.
Então, não há como eu afirmar o que seria mais importante, pois em várias situações, a imaginação vem como premissa do conhecimento. Mas em outras, o conhecimento gera imaginação, que dá filhotes e perpetua-se a outros conhecimentos.
Enfim, o ponto de partida é relativo, conhecimento e imaginação se completam e andam de mãos dadas, porém elas tem o mesmo objetivo que é a sabedoria.
Em filosofia, vimos que há várias maneiras para se alcançar a sabedoria; podendo ser por repetição ou por busca de conhecimento, mas o caminho não importa o que importa é chegar lá.
A sabedoria faz com que as pessoa respeitem mais as outras, reflitam sobre si antes de questionar ou julgar os outros. A sabedoria tosa nossos dedos antes de apontarmos para alguém e tosa nossa mente antes de pensarmos em coisas vãs.
Em provérbios 4:7 diz que: “a sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues, adquire o conhecimento.
O homem que não evolui a imaginação à conhecimento, nunca despertará para a sabedoria!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rebeca,
ResponderExcluirQue o Senhor Jesus continue te usando e que você sempre esteja a disposição como ferramenta do Senhor.Vamos sim edificar a vida uma da outra, isso é benção!
A Paz,
Karina P.A
Minha cara,
ResponderExcluirAquilo que julga imaginação em seu belo discurso, aliás, fundamentado e inteligente, chama-se conhecimento a priori, é algo que sabemos que existe baseado em nossa existência, mas não temos um conhecimento experimental, ainda.
Deus abençoe sua vida e continue essa pessoa boa e que busca o conhecimento, mas sem se apartar da fé.
Acho querida que podemos deduzir, baseados no conhcimento, ainda que restrito, isso no que diz respeito, por exemplo, 'as pessoas. Deduzimos que uma pessoa é pontual , quando ela sempre chega no horário combinado, (qualquer semelhança é coincidência rsrs), mas podemos imaginar mil coisas sobre ela. A imaginação nos pertence... e se nos levarmos por ela, só por ela, podemos sim, deduzir coisas completamente fora da realidade, inclusive sobre o caráter das pessoas. O importante é ter um olhar amoroso por todo ser humano. Quem te conhece mesmo pode dizer com toda certeza que é uma pessoa especial, rara, e que merece meu respeito e admiração!!! Deus te abençoe.
ResponderExcluir