segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O meu Natal, minha epifania.



Hoje é dia 26 de Dezembro, e depois da "agitação" do dia 25, resolvi escrever um pouco sobre minhas pesquisas acerca do que é Natal.
Todos sabem que sou Cristã, e como tal, o Natal pra mim foi instituído para comemorarmos o nascimento de Jesus. Mas Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, então por que escolheram esta data? É sobre isso que pretendo escrever aqui.
Pra começar, é preciso ter em mente que Jesus é uma promessa de Deus, no livro de Isaías podemos encontrar várias citações sobre o messias, como será sua vinda, seu nascimento etc. (Vide Isaías 9:6). Então, desde aquela época que muitas pessoas lêem histórias sobre a vinda de um salvador, aquele que irá trazer paz, bonança e fará milagres. Assim, podemos encontrar na história vários mitos de deuses que supostamente nasceram na mesma condição que Jesus; como por exemplo: Hórus, Mitra, Attis, Dyonisus, Krishna entre outros.
Antigamente, bem antigamente, alguns povos que sofriam com o frio, como os Celtas, Romanos e outros, costumavam celebrar o solstício de inverno como uma despedida do verão. O solstício marca o início do inverno e esses povos passavam por certas privações devido ao frio extremo, outros adoravam o deus da agricultura (saturno) em agradecimento pelo descanso que eles teriam no inverno, numa tentativa de obter sobrevivência através da misericórdia de um deus que os sustentassem nesse período. Daí começou a surgir uma espécie de adoração ao Sol, pois durante o inverno eles buscavam o calor que não atingia a Terra. Esse solstício, no hemisfério norte (da onde esses povos eram originados) ocorria em geral no final de Dezembro, (mas é claro que isso é uma aproximação, pois naquela época havia muita confusão com calendário).
Então, alguns líderes desses povos, como o Imperador Aureliano, proclamaram o dia 25 de Dezembro como um dia de veneração ao Rei Sol, que pode ser conhecido também como Yule.
O Yule era comemorado com o festival das luzes, em adoração a uma deusa mãe que deu à luz ao um rei Sol, trazendo luz e vida aos povos. Essa comemoração rendeu anos. Era uma festa totalmente pagã, onde as pessoas enfeitavam as ruas, as casas, serviam banquetes, montavam a tal árvore e trocavam presentes (Qualquer semelhança não é mera coincidência).
Isso perdurou séculos, até que, com a ascensão da igreja católica, foi necessário encontrar uma data para se comemorar o nascimento de Jesus. Esse é mais um ponto da complicada liturgia católica. Então, como essa data, já era conhecida e de fácil assimilação; depois de muita ponderar, foi decretado pelo Papa Júlio I o dia 25 de Dezembro como data oficial para comemoração do Natal.
Muito foi absorvido dos pagãos para o meio Cristão, como a árvore de Natal (material utilizado em adoração aos espíritos da natureza), a troca de presentes e a estrela no topo da árvore, que nada mais era do que o pentagrama (símbolo adotado por satanistas atualmente).
Todo esse mix de culturas hoje faz que não tenhamos um discernimento do que é Natal. Papai Noel, por exemplo, nada mais é do que uma forma mais moderna e ingênua do deus Yule. Não é a toa que o Papai Noel "mora" no pólo norte, ou seja, vem do frio trazendo alegria. A árvore de natal, a guirlanda e etc, tudo isso tem uma simbologia que muito foge do evangelho de Jesus. E pra completar o quadro, temos a apelação capitalista de comprarmos presentes e mais presentes para distribuirmos nessa época.
Alguns estudos mostram que Jesus nasceu no período que comprime a Festa das Cabanas e o Hanukkah ( festa judaica das luzes), concluindo-se como sendo por volta do mês de Outubro.
Ao contrário de todos aqueles outros deuses citados acima, Jesus é o único que possui comprovações históricas e testemunha oculares de sua vida, bem como suas epifanias. Portanto Jesus nasceu sim, agora, aceitá-lo como messias ou não é outra história.
Então, a dúvida, celebrar o Natal ou não?
A minha escolha foi acreditar que Ele foi o cumprimento da promessa divina, eu sigo crendo que Jesus é o messias, Deus encarnado, que hoje reina ao lado do Pai, sendo o próprio Deus em sua trindade.
Independente de datas, eu tomei o Natal pra mim e opto em comemorar essa data. Eu penso que, a despeito de todo peso histórico que o dia 25 de dezembro possa ter, ele é mais um dia como qualquer outro, e posso fazer o que mais me interessar com ele, o que importa é o que está em meu coração.
Eu escolho o Natal para repensar minhas atitudes, para agradecer a Deus pela salvação a mim concedida, para estreitar laços.
Creio que de tudo podemos tirar proveito, e o mal só pode ser destruído com o bem. Se minha intenção em dar presente para alguém é demonstrar meu carinho, não importa se antigamente isso era próprio dos pagãos. Aproveitar a data para evangelizar e para adorar é válido sim. Apesar de eu não concordar com que a Igreja Católica fez, como vou mudar toda uma cultura inserida a anos na mente das pessoas? Me resta então, extrair o melhor dela, transformando o mal em bem.
Penso que nós fazemos nosso Natal, nosso coração indica o caminho para lidarmos com tanta confusão cultural-histórica.
Claro que é bom sabermos o que é de Deus e o que não é. Se por exemplo eu sei que o pentagrama é utilizado por satanista, então pra que vou usar?
Mas, o meu natal não tem simbolismo, nem hipocrisias, nem papai noel. Tem sim, uma alegria incondicional de que existe um dia em especial quando eu posso comemorar o aniversário do meu mestre.
O meu natal é minha epifania!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Inabalável"


Sábado eu assisti ao filme chamado Inabalável que conta a história verídica de uma adolescente Cristã que após conquistar a todos da sua escola e bairro por meio da sua fé e simpatia, ela descobre que tem câncer. Sua doença promove uma grande corrente de oração por todos da cidade, mas apesar de tudo, Deus a responde com um não. O tratamento não funciona, mas a Amy não esmorece e segue firme na fé, consolando todas que a amam. No fim....bem, assista!
Antes de o filme acabar eu já estava quase desidratada de tanto chorar, disfarcei, fui ao banheiro e chorei mais.
Porque às vezes passamos por situações não tão difíceis quanto um câncer e fazemos disso o maior problema da vida, perdemos a fé, a esperança, a cabeça e com isso só conseguimos piorar tudo. Eu tenho casos de câncer na minha família: meu avô morreu de câncer na época do meu aniversário de 2 anos, minha Tia foi curada de um câncer de mama, e meu Tio já faz alguns anos que luta contra um. E meus focos neste post são esse dois últimos: Tia Jane e Tio Roberto.
Tia Jane é uma mulher SENSACIONAL, me acolheu na casa dela por 2 anos, e foi muito carinhosa comigo, tem um excelente exemplo de vida Cristã e de mulher honesta. Tem 3 filhos e 3 netos, e um marido gordinho (rs).Eu amo muito essa família, e passei admirar mais ainda minha tia quando hoje eu percebo melhor pela o que ela passou.. Na época eu só tinha 17 anos, e estudava muito, e eu a via sempre tão bem, que as vezes nem me tocava que estava em processo de tratamento. Esses dias conversando com minha mãe parei para pensar : como ela conseguiu passar por cima disso com tanta classe? Tanta fé, tanta força? Não lembro de vê-la triste, mal, só lembro do pouco cabelo e da piruca, mas realmente ela flutuou sobre o problema com graça de Jesus e hoje é curada e segue sempre forte.
Meu tio Roberto faz um tratamento considerado paliativo pelos médicos, porque o câncer é inoperável. Porém apesar de saber que ele passa mal sempre que vai fazer quimio, dia desses meu pai passou mal de lombalgia e quem nos ajudou? Meu tio, e lá na UPA, enquanto meu pai estava sendo medicado, eu vi a dedicação do meu tio, o vi conversando sobre os problemas dele com outras pessoas e percebi quão forte ele é, assim como tia Jane, mas com uma diferença, ele ainda não é servo de Deus. Mas eu creio que Deus tem um plano pro meu tio, oro por ele, e no natal passado, foi tão legal quando meu tio chegou na ceia e disse: "Vocês estão aí felizes com os presentes, mas quem ganhou o presente maior fui eu, o tumor diminiui!!!!!"
Foi tão bom!Eu creio na cura dele, eu creio que Deus está preparando algo especial pra ele.
Nós precisamos ser assim, fortes, cheios de fé e paz. Porque quando o dia nublado chega, fique ciente de que por de trás das nuvens há um sol que nunca deixa de brilhar.
Se for necessário mudar de atitude, mude, se for necessário passar por cima do seu ego, passe. Somos egoísta por natureza, é normal pensarmos em nós antes de pensarmos nos outros e fazer isso é muito difícil, estar escrevendo isso aqui não significa que eu não erro e as vezes ajo com egoísmo, mas pelo menos eu estou ciente que cada dia é uma nova oportunidade de recomeçar.
Seja um impacto para as pessoas, seja benção, seja luz.
Lembre-se de que sempre tem alguém precisando de nós.
Faça como a Amy do filme, esvazie-se mesmo que você esteja com propriedade pra pensar só em você, use isto em prol de ensinar aos outros o que Deus quer de nós aqui. Sejamos como a Amy, sejamos pedacinhos de Deus na terra.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bruno Lima...uma amizade


Nada realmente é por acaso. Quando a 5 anos atrás fui para a cidade de Campos dos Goytacazes estudar, Deus já havia separado uma pessoa para se tornar meu melhor amigo. Então lá eu conheci esta pessoa chamada Bruno Lima. E "coincidentemente" esta pessoa tem uma linda voz, que muito me agrada. E eu apaixonada por música, me apaixonei pela voz dele.Além disso, essa pessoa se mostrou totalmente confiável, amorosa, presente, respeitosa e foi ali selada uma amizade para uma vida toda.
Não tive irmãos de sangue, mas creio que Deus me deu Bruno como irmão, e sim,nós somos irmãos em Cristo. O Bruno é um ser sensacional, e hoje dedico este post à ele, que está no ar com seu novo blog Aos Quebrantados, lá você pode encontrar seus covers, suas opiniões.
Dedico à você meu amigo, pessoa tão especial e inestimável, este post. Quero lembrar que sempre estarás em meu coração.
Esse grande Levita do Senhor em breve será levantado para levantar multidões de adoradores!
Te amo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"O Ministério do serviço"

Estou lendo um livro chamado Uma vida com propósitos do autor Rick Warren. Pra quem não conhece, este livro é repartido em dias ao invés de capítulos. Eu estou no 29º dia.
Este dia teve muito a ver com uma semana muito especial que eu passei em São Paulo, do dia 23 ao dia 31 de julho, chamado Projeto Missionário Alcance Surdos. Pela primeira vez eu reservei um tempo para fazer missões. Mas o que verdadeiramente seria missões?
De acordo com Rick Warren, todo Cristão é missionário, porque todos fomos chamados para servir ao próximo e acrescentar algo à vida. Ministério e serviço tem o mesmo significado.Missões, como o próprio nome diz, alude a cumprir um propósito, neste caso, um propósito divino de levar amor por meio de ações voluntárias, filantrópicas e altruístas.
Cada ser humano tem dons ou habilidades, eu particularmente me julgo bem versátil, mas nessa oportunidade usei uma habilidade chamada LIBRAS, por meio da qual eu posso me comunicar com pessoas surdas. Você já parou pra pensar como é não ouvir; ver todos batendo papo, rindo, cantando e você ficar de fora? Já andou pela rua com o ouvido tampado? Sua atenção se redobra, seu reflexo aumenta e sua necessidade de "explicações" também aumentam.
Como eu acredito que nada é por acaso, desde criança eu gosto de LIBRAS, e lá em Santos, meu chamado se aprofundou.
Quando nos debatemos com os problemas alheios, percebemos que o mundo não gira em torno de nós e que nós não somos os únicos que passam por dificuldades. Vivenciei diversas situações como mães que dopam seus filhos surdos porque não têm paciência de educá-los, mas por outro lado, conheci surdos que superaram as adversidades e hoje são formados, fazem pós-graduações e trabalham em bons empregos (melhor até do que muito ouvinte).
Especialmente na quinta-feira, nós fomos na associação santista de surdos. Lá havia muitas crianças, e como amo crianças, fiquei extasiada em ter aquele tempinho com elas; crianças surdas e felizes. Num dado instante daquela visita, enquanto fazíamos as dinâmicas, reparei num rapaz surdo de 17 anos, que também possuía uma deficiência nas pernas e não andava. Ao vê-lo sozinho, sentado, com carinha de que gostaria de estar brincado também, eu senti uma enorme vontade de chorar, mas segurei e fui ficar com ele.
Conversamos bastante, ele me contou da vida dele, e de como ele sonha em ter irmãos porque ele (assim como eu) é filho único, não tem muito amigos e quase não sai de casa. Umas das atividades preferida dele é costurar a mão.
Então, conversa vai, conversa vem; o restante do grupo foi chegando, chegando e quando dei por mim, todos missionários já estavam a volta dele o fazendo rir, falando do amor de Deus pra ele e pra honra e glória do Senhor ele disse que aceitava Jesus como seu salvador! Fiquei muito feliz, dei um abração nele e continuamos a bater papo.
Outra criança muito fofa que conheci lá, foi o Igor de 8 anos. Simplesmente encantador, se pudesse o trazia comigo para Cabo Frio. Esperto, carismático, carinhoso e fazendo LIBRAS com aquelas mãozinhas fofas. Me apaixonei.
Uma menina também que me chamou muito a atenção foi a Rafaela de 20 anos. Uma história incrível, analfabeta, criada pela prima, e com toda a garra para recuperar o tempo perdido e aprender português e libras.
Enfim, se eu for contar todas as histórias precisaria de uns 10 posts, mas o que quero dizer é que as vezes a gente se enfia no nosso mundo particular e esquece que fora dele tem muita gente precisando de apoio, de Jesus. As pessoas pensam muito em si próprias, em como crescer, na carreira, no casamento e esquece de acrescentar algo à vida. Aprendem, aprendem e aprendem mas em que está sendo útil seu aprendizado, sua habilidades e sua inteligência?
Jesus disse para amarmos ao próximo como a nós mesmos e a bíblia também fala que a colheita é grande mas falta ceifeiros.
Rick Warren diz: “impressão sem expressão causa depressão”.
É isso que vemos hoje, pessoas deprimidas, apáticas porque não expressão o que lhe são dadas. Deus não te fez assim por acaso. Ele não te fez gostar e ter facilidade com tal coisa a toa. Tudo tem um porque e um propósito. Descubra qual o seu propósito. Lembre-se de que Deus cobrará de você a vida dos que tiverem oportunidade de “ouvir” da sua boca (ou da sua mão) o amor de Jesus mas você se omitiu. Teve a oportunidade de fazer a diferença, mas optou por ser igual.
Sal da terra e luz do mundo, sabe o que é isso?
Quem poderá iluminar a escuridão sendo todas pertencentes às trevas?
Quem amará se o coração não se esvaziar do ódio e do egoísmo?
Isso é servir, servir é amar, é por em prática cada linda palavra que sai da sua boca. A sociedade é uma forma de ministério, é um conjunto de pessoas cada qual com seu dever e seu direito. Uns só pensam nos seus direitos e esquecem dos seus deveres, assim as coisas desandam, pessoas se matam e etc.
A vida não é individualista, Deus fez Eva para Adão não ficar só. Temos dois ombros para dar mais apoio, duas mãos para ajudarmos mais, dois ouvidos para escutarmos mais, duas pernas para andarmos mais e uma só boca pra julgarmos menos. E da mesma forma, temos apenas uma alma e uma vida. Pra onde sua alma vai depois dessa vida? E as almas dos outros?

Pense nisso, faço o serviço um ministério em sua vida.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Minha escolha

Estava ouvindo a música "Minha escolha" da Roberta di Angellis, e isso gerou uma vontade de compartilhar a minha escolha.
Como todos sabem, eu sou evangélica, e como tal eu baseio a minha vida na bíblia e nos preceitos que isso engloba.
Muitas vezes nossos corações ficam apreensivos, cheios de dúvidas e com um leque de opções na nossa frente. Nem sempre é fácil distinguir o que é e o que não é de Deus.
Há duas semanas eu tive que ouvir um aluno dizer que Deus é um "cara inacessível". Aquilo me chocou demais, mas me fez parar para pensar. Realmente não é simples ou fácil identificar a voz do Senhor em meio a tanta confusão do dia-a-dia. Muitas vezes nós oramos e pedimos para Ele falar conosco e quando achamos que já falamos tudo o que tínhamos que falar, dizemos amém e acabamos a oração. Mas, então, como você quer ouvi-Lo se você encerra o "papo" no momento em que Deus tenta falar contigo?
Deus não nos deixou uma bíblia a toa, simplesmente por deixar. Então, experimente orar, desabafar, agradecer, exaltar, pedir, clamar, adorar e então, tire alguns segundos para sentir, simplesmente sinta, se seu coração tem o Espírito Santo, Ele de alguma maneira vai dizer a você que está contigo. Peça a Deus palavras, abra a bíblia, leia. Deus nos deixou Sua palavra aqui para manipulá-la, para ser o fio condutor entre você e Ele.
E, entregue nas mãos Dele suas dúvidas, aflições e escolhas. Confie Nele. O mundo nos oferece muitos caminhos, mas para chegar à Deus, há apenas um caminho, um caminho que não é tão simples de se levar, pois a bíblia nos ensina um "método" diferenciado de vida, uma vida em retidão, separada e santa. E, nos dias de hoje, não é fácil ser diferente no meio de tanta gente que julga tudo normal, pois tudo está ficando banal. O homossexualismo, a inversão de valores, a hipocrisia, o jeitinho, os meandros, a mentira; tudo isso vem crescido de uma maneira que a mídia, principalmente, tenta enfiar por nossas goelas abaixo, para fazer com que todas essas coisas se tornem normais. Isso dificulta ainda mais nosso estilo cristão de vida. As pessoas não entendem, julgam , ridicularizam, tentam te desviar e te oferecem muitas possibilidades aparentemente bonitas, mas que possuem um triste fim.
Enfim, fazer a escolha de servir a Deus demanda força, decisão e personalidade. Jesus era um homem de personalidade, decidido e forte sem ter a necessidade de ser agressivo ou compactuar com tudo o que lhe era oferecido. A personalidade de Jesus é algo marcante pra mim, a maneira que ele lidava com as situações, com que Ele operava milagres, a forma com que se portava e falava, sem dúvida, cheio de personalidade, porém manso, calmo e bondoso.
Hoje em dia, as pessoas confundem personalidade com agressividade, acham que para sobressair tem que se elevar, se exaltar, gritar, falar mal, ou humilhar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Eu não preciso ser canalha pra ser esperta, nem ser boba para ser boa.
Minha decisão, minha vida, minha conduta tem a ver com a personalidade que eu decidi ter, a personalidade de Cristo. Resolvi ter um caráter Cristão.
Minha escolha é sim ser diferente, pois só sendo diferente, podemos fazer a diferença. Decidi andar na contra mão desse mundo torpe, escolhi fazer o que a bíblia manda, sem tropeçar, pois se eu tiver 10 pedras para pular e acabar tropeçando na nona, de nada adiantou o esforço, o tombo será o mesmo se tivesse tropeçado na primeira pedra.
Eu decidi viver em virtude do amor de Deus, eu decidi amar o próximo como a mim mesma. Eu decidi entregar tudo nas mãos de Deus e hoje e quero sonhar com a história que Ele está escrevendo pra mim!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Conhecimento ou imaginação?


Uma mente célebre, uma vez, falou que em momentos de crise, imaginação é mais importante que conhecimento. Será?
Para os que crêem na bíblia, vamos analisar pelo ponto de vista Cristão.
Em provérbios 3:13 diz que: "bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento."
Partindo disto, fui entender melhor o que Eisten quis dizer com sua famosa frase.
Não é tão simples assim, entender o que uma pessoa como Eisten quis dizer com isso, e além disto, todos sabemos que ele era ateu, ao ponto de chamar a bíblia de honoráveis contos infantis.
Isso, não desfaz seu mérito como cientista, porque tamanha inteligência e produtividade devem ser sim honradas.
Mas toda lógica tem premissas, e se relembrarmos todos os feitos históricos da humanidade até os dias de hoje, temos que concordar que muito provém da imaginação.
Hitler se imaginava superior, ele aliou imaginação, conhecimento de causa e poder persuasão para simplesmente assassinar milhões de pessoas.
" Na imaginação delirante de Hitler, a miscigenação racial propositada tornara-se uma das características básicas da Unkultur judaico-cristã-bolchevique,a qual o nacional-socialismo estava determinado a destruir."
Essa era a premissa que o Hitler utilizou para justificar sua lógica cruel e desumana. Claro que sabemos que isso não pode ser chamado de lógica e sim de falácia, pois nada justifica o feito.
Mas, temos que admitir que a imaginação, neste caso, foi um fator preponderante, que se elevou a um falso conhecimento, poder e domínio.
Isaac Newton também usou a imaginação para criar o conceito da gravitação universal. "Ele supôs ainda que a mesma força seria responsável pelo movimento orbital de outros corpos, criando assim o conceito de "gravitação universal". E esta suposição estava correta e proveio de uma imaginação, idéia, pensamento que desaguou em um conhecimento científico.E tudo a partir da queda de uma maçã.
Por causa de vários exemplos, pode-se afirmar que com imaginação se vai longe, porém até determinado limite que a alçada passa ser do conhecimento.
O conhecimento traz sabedoria, conhecer alguém, seus hábitos e limites, não tem ligação com imaginação. Eu não posso imaginar quem você é, posso até tentar deduzir, mas mesmo assim, posso está redondamente enganada.
Então, em certos momentos, não me basta imaginar, tenho que conhecer, pois: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
Se você pegar a bíblia e analisar quantas vezes as palavras relacionadas a conhecer aparecem, notarás que é bem maior do que a palavra imaginação.
Então, chegar a uma conclusão, sobre o que é mais importante, não é simples.
Mas mesmo assim, eu vou concordar que a imaginação, pode sim ser superior. Porque quando imaginamos, vontades de descobrir a verdade brotam e tentamos buscar o conhecimento, a partir daí temos que conhecer a fundo o que baseia nossas vidas, e no meu caso, essa base chama-se bíblia.
Antes de tomar qualquer tipo de decisão, eu primeiro me imagino vivendo aquilo, depois pergunto pra Deus e depois tomo uma decisão.
Creio que Deus, antes de criar o mundo, fez planos e para fazer planos
precisamos imaginar. Então, acho que Deu nos imaginou antes de nos formar.
Antes de eu nascer, meus pais imaginaram como seria minha educação, buscaram se aperfeiçoar e cá estou eu.
Mas, em muitas vezes, temos que recorrer a conhecimentos previamente adquiridos para ter imaginação. Antes de imaginar o cálculo estrutural de uma casa, antes eu recorro a meu conhecimento de construção civil, imagino o layaute e aproveitamento de espaço e construo.
Claro que posso sim imaginar esta casa, mas isto não significa que a obra será possível.
Então, não há como eu afirmar o que seria mais importante, pois em várias situações, a imaginação vem como premissa do conhecimento. Mas em outras, o conhecimento gera imaginação, que dá filhotes e perpetua-se a outros conhecimentos.
Enfim, o ponto de partida é relativo, conhecimento e imaginação se completam e andam de mãos dadas, porém elas tem o mesmo objetivo que é a sabedoria.
Em filosofia, vimos que há várias maneiras para se alcançar a sabedoria; podendo ser por repetição ou por busca de conhecimento, mas o caminho não importa o que importa é chegar lá.
A sabedoria faz com que as pessoa respeitem mais as outras, reflitam sobre si antes de questionar ou julgar os outros. A sabedoria tosa nossos dedos antes de apontarmos para alguém e tosa nossa mente antes de pensarmos em coisas vãs.
Em provérbios 4:7 diz que: “a sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues, adquire o conhecimento.
O homem que não evolui a imaginação à conhecimento, nunca despertará para a sabedoria!

sábado, 5 de março de 2011

O que se é.

Partindo do princípio do estudo de causa e efeito da filosofia, chegamos sempre à uma conclusão de que algo maior, superior e inatingível exista. Você pode perder horas pensando como é que tudo surge e da onde tudo vem. E você pode pensar por horas, dias e semanas e vai sempre chegar em lugar nenhum, sentir uma sensação de vazio e de que nada e tudo dão no mesmo; a não ser que você introduza nisto um ser principal que dê sentindo a existência.
A maior curiosidade da humanidade é acerca da existência humana, daí explicam-se termos tantas religiões e ceitas distintas. No fundo, todos queremos buscar um sentido para vida. Uns crêem no big bang, outros em E.T.'s, em reencarnação e etc.
Mas, na realidade, todos sabemos, no fundo de nós mesmos, que há um Deus.
Saindo da filosofia e caindo na Teologia, aprendemos que Deus fez o mundo e o universo, daí chegamos à conclusão de que Deus é bom. Mas, por que Deus é bom?
Analise tudo que está a sua volta. A perfeita sincronia de tudo que se vê, ouve, sente e tudo que se toca.
Das menores dimensões, das forças de atração entre partículas que mantém átomos em perfeito estado de equilíbrio até a Lei da gravitação que "segura" todos os enormes astros de todos os sistemas do universo. Você acha q isso pode ser fruto do acaso?
Pense em você. Você é um universo ambulante, complexo, interligado e funcionando em perfeito equilíbrio consigo mesmo, emoções, sensações, ligações nervosas, órgãos, inteligência e etc.
Esse ser, chamado Deus, fez tudo de modo perfeito, belo e funcional, com o único objetivo de compartilhar a existência, mas respeitando-se a Sua soberania.
Tudo tem dois lados, duas versões e seus opostos. Há o positivo e o negativo, o verdadeiro e o falso, o bonito e feio, o vivo e morto, o fracassado e o bem-sucedido e etc.. Assim também temos o bem e o mal. Você acha que se Deus fosse mal, Ele lhe faria à Sua imagem e semelhança? Creio que não. Talvez fizesse escravos burros e banais para estar a disposição do reino. Porém, Deus fez todas as coisas boas. (“E viu Deus que era bom” Gênesis 1), todas as coisas belas, atraentes, inspirativas, funcionais e apropriadas.
Sendo Deus bom, por que sofremos?
Pelo fato de ser bom, Deus nos deu opções, porém deixou de sobreaviso que não se cometesse o mal e o pecado, porém desde o primeiro homem o pecado já foi introduzido pela desobediência de Eva.
Desta palavra, desobediência, que flui o sofrimento. O simples fato de desobedecer a Deus gerou uma maldição de dores e sacrifícios que se estende até hoje. Nós sofremos porque arcamos com a desobediência do homem para com Deus.
Deus instituiu tudo certo, mas o homem opta, sempre, pelo errado. Como um abismo gera outro abismo, em nossas vidas são refletidas todas as conseqüências da desobediência.
Se seus pais não têm um casamento adequado, uma família estruturada; você também vai arcar com isto, você pode vir a sofrer pela ausência de pai ou mãe, pela falta de carinho e/ou educação. Isto pode te fazer um adulto armagurado, traumatizado e fracassado. Mas você pode superar, resistir e vencer, porém sempre haverá uma marquinha no seu coração. Porque o homem tem a péssima idéia de achar que se basta e que não precisa consultar a Deus antes de tomar decisões. Por isso sofrem, fingem não ouvir o que Deus está propondo e enveredam caminhos desastrosos, e quando, enfim, tudo dá errado, colocam a culpa em Quem nada tem haver com isso: Deus.
Daí surge diversas teorias em relação à vida, como por exemplo, a pré-destinação.
Imagine você, ter um filho sobre o qual você faz planos e projeta metas. Como você vai projeta-lás para o seu filho? Você vai imaginar que um dia seu filho seja pobre, desempregado, falido ou mau-caráter? Ou você vai projetar uma vida próspera, saudável e feliz para ele?
Não sou mãe, mas mesmo assim posso afirmar que você escolheu a segunda opção, certo?
Assim é Deus. Ele é pai, e como tal projeta um ótimo futuro para cada um de nós, porém, assim como você não pode obrigar seu filho a escolher as melhores opções, Deus também não pode nos forçar a seguir a vontade Dele. Ele as coloca em disposição e você dispõe ou não.
Quando eu opto em não dispor da vontade de Deus, eu tenho que estar ciente que tudo que acontecer será fruto da minha própria escolha, e daqueles que me cercam. Uma má escolha do meu pai pode gerar um distúrbio familiar que me afetará até o determinado momento que eu decida seguir a vontade de Deus.
Deus, sendo bom, não pré-destina a ninguém um mau futuro. Deus lhe deu inteligência para viver uma boa vida, mas se você preferir entrar pela porta errada e não dar espaço para Deus, você vai seguir por uma vida que talvez não tenha um bom final, mas Deus te avisou, e se dispôs, mas você não O quis; paciência.
Concluindo, Deus tem o melhor para você, quer te dar paz e segurança. Quer te limpar e restituir o que um dia lhe faltou (amor, tranqüilidade e etc..)
Deus quer te tirar do julgo do pecado, te fazer puro e íntegro, renovar suas esperanças e assegurar que tudo estará sob controle e que tudo, no fim, dará certo. Porque Deus é o Deus do ouro e da prata, tudo é Dele e pra Ele. Ele preparou um novo lar para você, uma nova Jerusalém. Onde, os propósitos que o Senhor um tinha colocado sobre a terra, será renovada e lá sim, uma vida de plenitude alcançaremos, a tristeza abstrar-se-á e tudo será novo de novo.
Deus existe, Deus é bom, Deus ama você, Deus te chama, mas você quer ou não quer?
Abra seu coração, experimente, tente, sinta e verás que nenhum sentido para a vida acharemos sem antes acharmos a dono da vida: Deus!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vida de estudante

Terça foi dia de sessão na câmara municipal de Cabo Frio. Tudo que acontece na câmara, eles postam no twitter. Foi aí que eu tive a idéia de pedi-los pra levar a plenário o aumento do valor da bolsa transporte.
São 6 anos que a prefeitura dá aos pobres estudantes 150 reais para colaborar na passagem de quem estuda fora da cidade. Só que há 6 anos a passagem ( no meu caso) Cabo Frio - Macaé era 8 reais, então eu gastava no total 320 reais, mas hj a passagem é 12, então agora eu gasto 480 reais.
Antes, 150 era quase a metade do valor gasto em passagens, mas agora não cobre nem 1/3 ...
Prefeituras como a de Araruama dão o ônibus, que todos os dias levam e buscam os estudantes para várias cidades. Em Petrópolis, a prefeitura, além de disponibilizar ônibus, dá 250 reais a quem não consegue pegar o busão 0800.
Mas em Cabo Frio... é pago 150 reais, com atrasos ( ano passado ficaram 3 meses sem pagar). Quando nós reivindicamos qualquer coisa relacionada a isto na secretaria de ciência e tecnologia, os funcionários nos tratam como se a prefeitura estivesse nos fazendo um favor.. Que isso???
Favor faço eu, de me esforçar, de estudar para ser uma cidadã melhor, culta, inteligente, educada.
Pois são pessoas deste tipo que o Brasil está precisando, pessoas que se dispõem a estudar longe de casa e da família, que vão buscar um lugar ao sol, que levam o nome na cidade estampado na testa por onde quer que ande.
Quando eu estudava em Campos, eu era conhecida pela minha cidade. É fundamental para uma cidade ter boa fama em relação a seus moradores, atrai turismo e faz crescer a economia da cidade, pois quanto mais educados forem seus moradores, mais limpa e organizada se torna a cidade.
Assim como em Curitiba, a cidade é conhecida mundialmente por ter moradores educados, pelas suas ruas limpinhas e pela sua organização. É uma das cidades mais desenvolvidas do país.
Quanto mais uma pessoa estuda, maiores são as chances dela se elevar a patamar financeiro alto, e se elevando o status profissional, se eleva o poder aquisitivo, que vai gerar lucro na região onde mora.
Fala-se muito de turistas, mas quem realmente mantém a cidade são seus cidadãos, que no dia-a-dia, vão mercado, pegam ônibus, abastecem o carro, vão à praia, ao cinema e vai gastando.. e sem falar no tal IPTU, taxa de iluminação pública ( aqui são 15 reais, um absurdo)e por aí vai..
Então, queridos funcionários da prefeitura de Cabo frio, agradeçam-me por me esforçar em tentar ser uma cidadã melhor, por ser uma pessoa que só quer crescer intelectualmente e que nunca vai abandonar suas raízes e que no futuro, vai fazer com que a prefeitura também lucre com meus lucros, frutos da minha formação.
Em países de 1º mundo, um estudante é visto como o futuro da nação, não lhes falta escolas e universidades, receberem incentivos para se formarem, mas infelizmente, aqui, como uma funcionária me falou : "Não é de responsabilidade da prefeitura, o nível superior.O nosso compromisso é com o fundamental" . Mas nem com o fundamental o trabalho é bem feito. Tem uma escola pública na frente da minha casa, e só eu sei o que eu já escutei os professores falarem para as crianças.. isso a prefeitura não vê e nem sabe. Cadê o tal compromisso?
Essa mesma funcionária me disse também algo muito irritante, quando eu reclamei sobre a falta de uma faculdade renomada na região (agora já temos o IFF): " Mas nós temos a Estácio" . Isso doeu tanto no meu ouvido, eu não sabia se ria ou se chorava. Nada contra com quem estuda lá, mas eu estava me referindo a instituições do nível de USP, UFRJ, etc; e ela me vem com Estácio??? Tá de brincadeira neh?!
Mas, como a minha paciência tem limite, cansei de discutir com aquela pessoa tão bitolada e digna de misericórdia.
Mas, voltando a história do twitter... me responderam dizendo que o vereador Silvan iria incluir este tema na pauta para discussões..agora é só aguardar..veremos!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carnaval X Jesus

Eu não consigo entender, como as pessoas coseguem

ficar tão cegas diante deste tal carnaval.
Tanta gente com fome, morrendo em hospitais, sendo hostilizadas, sem recursos para sobreviver, e o carnaval brasileiro gastando milhões... Como assim?
A palavra carnaval tem várias teorias a cerca de sua origem, porém a mais aceita é a carne vale, ou adeus a carne, ou seja, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma, quando a Igreja relembra os 40 dias de Jesus Cristo no deserto e convida seus fiéis a um período de privação, penitência e meditação.
De modo grosseiro, é uma despedida de solteiro, ou seja, antes de eu me aliar em comunhão com o espírito vou zuar todas, cometer todos os pecados pra depois, de alguma forma, me redimir. Mas esta "despedida" se repete todo ano. É uma forma que as pessoas que se dizem cristãos usam para tirar folga da santidade.
Por favor, total falso moralismo. Inconcebível a idéia de tirar férias do espírito santo. A bíblia nos compara com uma noiva esperando pelo seu noivo (Jesus) /Sou do meu amado e Ele é meu/ . Mas todo ano certos cristãos traem seu noivo com os devaneios da carne.
Como posso admitir uma festa deste tipo, como posso dizer que é só brincadeira.
Se vc não tem compromisso com Deus, ok, sua carne está liberada, vc está tomado de pecado; mas fique sabendo que quando Jesus voltar, sua batata vai assar, mas... a escolha é sua!
Agora, se vc tem compromisso com o evangelho, seja você evangélico ou católico, vc não pode participar e compactuar com a disseminação das práticas profanas.
Vc precisa tomar uma decisão: Carne ou Jesus ?
Quem vc escolhe? Céu ou inferno?
Pecado ou pureza?
Escravidão ou libertação?
Lembrando que Sodoma foi destruída na base do fogo porque seu povo estava tomado pelos desejos da carne. Em muitas vezes, Deus fala sobre sua ira acerca das "carnalidade".
Vc quer provar o doce amor de Deus ou sua ira?
Se Ele criou todo o universo, o que Ele não será capaz de fazer?
PENSE, REFLITA.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

voltando ao velho hábito

engraçado como o tempo passa mas certas coisas não mudam o tanto que

poderiam... eu estava lendo meus antigos posts, posts estes que escrevi qnd tinha 16 anos e percebi a diferença de mim de 16 e de mim de quase 21. Naquela época eu lia um livro chamado o Diário da Princesa, eu o amava, queria que fosse eu aquela princesa, então, foi qnd eu decidi escrever meu próprio livro, falando de mim, mas ao msm tempo criando uma personagem. Foi daí que surgiu todos aqueles posts. Eu começei escrevendo no wordpad, depois resolvi publicar.. Mas decidi apaga-los, decidi mudar o objetivo do meu blog, acho até que vou mudar o nome.Hj eu estou tomando uma nova vereda.. vou parar de usar o blog como uma formar de publicar uma pseudo-biografia, eu vou realmente falar do meu dia-a-dia, em família, na facul e com Deus.
No ano passado, (um ano que não postei nd)comecei um fase nova na minha vida chamada : LIBRAS. E é isso que quero compartilhar com vcs hj..
Quando eu tinha cerca de 6 anos, uma família de surdos se tornararam meus vizinhos. E eu curiosa ficava espionando o método de conversação deles.. que por sinal, é bem diferente! Todos aqueles movimentos, aquelas caras e bocas, tudo me chamou muita atenção. Foi aí que decidi me aproximar.. Esperta, descobri o sinal de hora, então eu passava por eles a todo momento e "perguntava" horas. Eles repodiam numa boa, com as mãos. E de hora em hora, eu fui me aproximando e fazendo amizade com eles. Eles falavam bem e disseram : LIBRAS, VC CONHECE? eu fiz sinal de não com a cabeça, então ele começou me ensinar todo o alfabeto e os números; me deu um livro de libras, muito bom e eu engoli o livro.
Aprendi muito, sabia tudo, conversa a bessa com eles..mas..eles foram embora, foram pro Rio. Então eu perdi o convívio, mas o amor continuou, foi quando eu vi na televisão uma intérprete muito boa chamada Rebeca Nemer. Nossa, pra mim, foi maravilhoso, uma intérprete com meu nome! Enfiei na cabeça que eu tinha que ser intérprete tambem.
O tempo passou e eu me mudei, pra uma casa bem perto e lá adivinhem?! Eu tinha outra vizinha surda, uma menina de 6 anos, linda, loirinha; mas eu não tinha proximidade com ela, mas tinha muita curiosidade, toda vez que ela passava eu ficava olhando..
Os anos passaram, eu cresci, ela cresceu e minha vontade adormeceu dentro de mim.
Mas, o que eu não sabia era o plano de Deus na minha vida. Aquela menina, surda, loirinha, se chama Jéssica e ela tem um irmão que se chama Thiago. Thiago era bonito, era conhecido do meu primo, e eu já tinha reparado nele.. mas foi com 15 anos que pela primeira vez, troquei uma palavra com ele, estava apaixonada!!
Então no dia 04/02/2006 nós iniciamos um namoro que durou sete anos e se encerrou em janeiro de 2013.

Em 2008, Jeje fez 15 anos e teve uma reunião na casa dela. Um monte de surdos reunidos, conversando em libras; eu fiquei ali, olhando, e de repente me peguei com os olhos cheios de lágrimas,emocionada ao ve-los, foi ali, exatamente aí que eu percebi o que Deus queria pra mim!!
No ano seguinte apareceu a oportunidade de eu fazer um curso de libras na igreja metodista betel e eu fiz! Me dediquei..e Deus estava prerando td, pois se saber,duas meninas da minha igreja ( Joice e Karina) tbm estavam apredendo libras.
É impressionante como Deus faz as coisas, eu estava conversando com um amigo (Lucas) e contei pra ele que eu estava fazendo o curso, daí ele falou que a irmã dele tbm ( Joice), na mesma ora eu pensei num ministério com surdos!
E hj está aí meu ministério lindo, denominado : Mãos que pregam.